domingo, 17 de agosto de 2008

Saudades de uma amiga...

Hoje vou escrever para alguém de quem sinto saudades. Alguém que um dia pareceu merecer o título de Amiga (ver post “Amigos e amigos”). Alguém que chegou a ligar-me todos os dias. Alguém a quem eu preciso dizer isto, nem que seja só escrito aqui…

Minha amiga,
Passaram 5 anos desde o dia quem me decepcionaste. Podias ter escolhido outro dia (talvez com a minha memoria, não fizesse grande diferença mas) o dia dos meu aniversário não foi a melhor data pois não? Ainda hoje não sei (e nem quero saber) o que te aconteceu mas deixaste-me preocupado contigo. Nesta era dos telemóveis e à velocidade que escreves não há razão, 10 segundos seriam assim tanto tempo?
Depois daquele dia afastámo-nos… acabaram-se as longas conversas, os cafés, os passeios… perdemos a ligação especial que tínhamos. Já deixei de tentar explicar ou compreender, a vida dá as suas voltas e talvez eu fosse preciso naquela altura na tua vida… ficam as saudades de alguém com quem adorava estar. Guardo apenas a pessoa linda que sempre achei que és e espero que a vida te tenha sorrido como sempre achei que merecias…


Um beijinho e até sempre Filipa,
FATifer

17 comentários:

  1. Podem passar cinco ou cinquenta anos mas, ainda que nos tenham um dia decepcionado, há pessoas a quem recordaremos com muito carinho durante toda a nossa vida.
    Nem que quisessemos o poderiamos evitar.
    E sao, precisamente, aquelas a quem nao chegamos a dizer o adeus, aquelas por quem teremos toda a vida a sensaçao de que algo mais ficou por dizer...

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Pax,

    Tens toda a razão, o carinho que tenho a esta minha amiga é algo que não perderei... continuarei a lembrar-me sempre, das conversas, dos momentos bem passados de tudo o que sempre adorei nela…
    Mas também sou muito como sou e há coisas que não perdoou ou esqueço. Como disse, olhando para trás, parece que fui necessário na vida dela… ela na minha será apenas mais uma boa recordação…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Fatifer lamento isso sabes, não só o facto de teres perdido o contacto dessa grande amiga , mas tb da incapacidade de perdoar , porque perdoar e esquecer são coisas diferentes , esquecer uma pessoa nunca se esquece, perdoar sim... :(
    Beijos , Bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Naturezas,

    Eu também lamento ter perdido esta amiga… não duvides que se trata de alguem especial pois ninguém chega a merecer ser por mim considerada candidata a Amiga sem ser, deveras especial.

    Quanto a perdoar ou não… concordo contigo e até te digo que perdoei, no sentido de não ter ressentimentos ou rancores… mas costumo dizer só me decepcionam uma vez, é nesse sentido que disse à Pax que não perdoo pois por mais que queira (e acho que não quer) a Filipa nunca mais vai ser a Pipinha para mim…

    Desculpa se te desiludo mas, por mais que sempre queira tornar-me uma pessoa melhor, há coisas que são parte de mim e que, se conseguisse mudar, deixava de ser eu…

    Beijinhos e bom resto de domingo para ti também.
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Bem eu nem sou ninguém para opinar em tal amizade.
    Mas sinceramente ocorre-me se essa amiga se esqueceu de um dia importante, talvez não fosse assim tão amiga e ao aceitar um afastamento, comprova-o.
    Mas isso sou eu que tenho um conceito de amizade suis género.;)

    Resumindo, fazes anos hoje?
    Se sim, acho que foi isso que entendi...
    Parabens, muitos mais anos repletos de dias felizes.
    Se não fica só com os dias felizes.;)

    ResponderEliminar
  6. Vita,

    Por mais que não conheças todos os factos (isso só mesmo eu conheço) podes sempre opinar, como fizeste.

    Como deves suspeitar, não foste a primeira pessoa com essa opinião… é um pouco mais complicado mas é por concordar contigo que também nada fiz para contrariar o afastamento.

    “Mas isso sou eu que tenho um conceito de amizade suis género.;)”

    O teu conceito de amizade pode ser muito teu mas acredita que o meu também tem as suas particularidades (explicadas em parte no post que referi no texto: “Amigos e amigos”).

    Não, não faço anos hoje, já fiz há uns meses (devia ter dito “passaram 5 anos e uns meses” não era? Mas nem pensei que fizessem essa interpretação). De qualquer modo agradeço-te e retribuo os votos de dias felizes!

    Obrigado pela tua opinião,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Acho que cada um de nós tem a sua maneira muito própria de lidar com as situaçoes e é precisamente isso que nos faz a cada um de nós os seres interessantes que somos.
    Pessoalmente, olhando para trás, acho que só me desiludiu quem um dia me mentiu, nunca quem de mim se afastou. Quem se afastou pode ter tido, no seu entender um ou outro motivo que considerou válido e eu, ainda que o desconheça ou nao concorde, aceito sem grandes questoes. Quem me mentiu, nao considero que alguma vez tenha tido motivos para tal e, por consequencia, nao consigo evitar sentir-me desiludida.
    Ainda há pessoas a quem nao vejo há muitos anos que quando me vêm à memoria (por um cheiro, um local ou simplesmente nada) me provocam um sorriso. Sao essas que sei que nunca esquecerei, ainda que nunca mais as veja e ainda que se tenham afastado de mim.
    Possivelmente acreditas que deste mais do que recebeste... e isso custa um pouco, mas certamente ela te recordará com carinho também.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. Pois, eu sou um pouco exagerada nessas coisas, quando sou amiga sou, de coração,sei que sou boa amiga e a vida tem-me dito isso com frequência, mas um pouco como diz a pax, o afastamento pode ter muitas causas, é nisso que eu refiro quando digo que não devia opinar.
    E concordo a mentira seja em que situação for é o pior.

    Pois, os anos..eh eh eu fiquei na dúvida, mas também é normal que nem pensasses isso,eu é que tenho a mania de ler entrelinhas.;P

    Beijoooo

    ResponderEliminar
  9. Pax,

    “Possivelmente acreditas que deste mais do que recebeste... e isso custa um pouco, mas certamente ela te recordará com carinho também.”

    Tenho a certeza que dei mais do que recebi mas não é isso que me custa, pelo contrário, deixa-me de consciência tranquila de que se ela se afastou não terá sido por falha minha. Acredito que me recorde com carinho (pelo menos da última sms que me mandou chamou-me “amigo querido”).

    Que saiba ela nunca me mentiu apenas falhou a algo que tinha prometido sem avisar e depois afastámo-nos… tenho pena e saudades mas aceitei e continuei em frente (mais pobre uma amiga mas continuei…)

    Nunca a esquecerei… como disse, ela será sempre uma boa recordação.

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  10. Vita,

    “quando sou amiga sou, de coração,”

    Também sou assim, considero-me um amigo verdadeiro para todos os que considero que o merecem…

    Neste caso concreto o afastamento dela, para além do episódio de faltar ao prometido, poderá ter outras causas mas não sei quais… apenas sei que nos afastámos e tenho pena e saudades… no fundo este post terá sido uma forma de dizer adeus, de me consciencializar que ela é, agora, uma recordação…


    Quanto a leres nas entrelinhas, acho que fazes muito bem (também gosto de o fazer) mas neste caso, por mais legítima que fosse a leitura que fizeste, não acertaste…

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Vita,

    Acho que o FATifer não se vai chatear se eu te contar (aqui, que mais ninguém nos lê ;), que tanto eu como ele somos carneirinhos, fazemos anos na Primavera, que é uma bela época para "aniversariar".
    :)
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  12. Oh Pax era segredo!!!

    Pronto, agora está revelado que sou carneiro, lá se foi a minha privacidade horóscopal (epá esta não soou muito bem, pois não?)

    … pronto já chega de revelações, ok Pax? ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. FATifer,

    Prometo!
    :)
    Mas podes sempre apagar a revelação ou então dizeres que me enganei e que és de um outro signo não tão fantástico, grandioso e fabuloso quanto o carneirinho...
    ;)
    "privacidade horoscopal" ehehehe, eu aí só tenho privacidade dial e anal (ups, esta também não soa nada melhor mas, quando reparei, já tinha carregado no "publicar"...;)

    ResponderEliminar
  14. Xi, pá, ainda esta semana escrevi sobre o tema "Amizade".

    Mas, francamente, acho que a amizade não é, nem pode ser, unilateral. Também tenho saudades das amigas de criança, das brincadeiras que tinhamos, mas o que é que hoje tenho de comum com elas? Só a idade, como é lógico, que cada uma seguiu o seu percurso, tendo todas diferentes modos de estar na vida - digo eu, que não sei ao certo! Ficaram como boas lembranças, mas acho uma inutilidade voltar atrás e tentar manter laços que se perderam ao longo dos anos. Sem zangas, cada uma seguindo o seu rumo...

    As que deixaram mais marcas foram amigas já da juventude, mantenho algumas delas, mas outras passaram a estar "indisponíveis". Ná! Amigos são sinceros, leais, desinteressados, não tenho T de "totó" escrito na testa, para estar pronta só para as conveniências deles.

    E também fiz alguns novos, as boas lembranças ficam lá para o passado, mas os amigos verdadeiros estão no presente e também nos projectos de futuro...

    E mais uma vez me alonguei! :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Teté,

    Podes alongar-te o quanto quiseres por aqui ;)

    Concordo com a tua perspectiva … neste caso posso dizer-te que, esta foi uma amiga que fiz já na idade adulta. Foi uma daquelas peripécias da vida… vejo-a agora como uma espécie de estrela cadente pois a sua passagem na minha vida foi (relativamente) breve, maravilhou-me mas desapareceu…

    Não considero que tenha sido uma amizade unilateral… tocamos várias provas de amizades (quer gestos, quer prendas). Como disse sempre me lembrarei dela com carinho mas nunca mais será a pipinha para mim…

    Obrigado por mais esta visita…

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  16. Se eu tivesse decepcionado assim um Amigo e depois recebesse ESTA carta, sem dúvida que correria a pedir-lhe perdão...

    ResponderEliminar
  17. Jaime A.,

    Bem-vindo a este espaço.

    Cada um é como é… não acredito que alguma vez tenha lido esta carta mas não importa… como penso já ter dito por aqui, o que me parece é que fui preciso na vida dela durante um tempo e depois, cada um seguiu o seu caminho (com pena minha não o escondo).

    Obrigado pela visita,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!