sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O regra dos terços

.

Gosto muito de aprender!
.
Resolvi editar duas fotos do meu último post, usando uma regra que pelos vistos até é básica mas -admitindo a minha ignorância- eu nem nunca tinha sequer ouvido falar dela: a dos terços.
.
"Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada."
.
. . . . . . . . . . . .. . . . .. .. . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . (Wikipédia)
.
.
.

.
Obrigada A!
Gostei do resultado!
.
:)

12 comentários:

  1. Xi, pá, já me puseste tonta de tanto andar para cima e para baixo, a ver quais eram as diferenças... :)))

    Na primeira não notei muito, na segunda sim, suponho que do tal enquadramento diferente!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Teté,

    Lol, a mim aconteceu precisamente o mesmo e eu até sabia quais eram as diferenças! :)))

    Tentei colocar os objectos a destacar (no caso a árvore, a planta nessas tais linhas imaginárias; portanto, ou ficaram mais de acordo com as técnicas correctas ou... mal centradas ;)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  3. espera lá! as fotografias ficaram bonitas, sim, mas o nome "regra" é algo exagerado. devia ser, "sugestão dos terços". basicamente deves fazer o que te apetecer, se os terços ajudarem melhor, se não, não é por aí que terás uma má foto :p

    obrigado eu, por te teres dado ao trabalho de levar em conta algo que eu tenha dito ;)

    ResponderEliminar
  4. A,

    Isso tudo para me dizeres que afinal não ficou nada melhor, ou que afinal eu não aprendi nada?!?! Hum?!?!

    ResponderEliminar
  5. calma.. não! nada disso. ficou melhor, sim. :p

    estava só a dizer que apesar do nome claramente religioso, a regra dos terços não é o santo graal da fotografia, é uma ajuda para nabos como eu. para os outros basta tirar fotos, que ficam bem, é isso que tu tens ;)

    ResponderEliminar
  6. Rouxinol,

    Espero que isso seja bom... ;)

    Volta sempre :)

    ResponderEliminar
  7. Ázinho,

    Gosto tanto de ti! Principalmente quando consegues escrever coisas tão simpáticas mesmo estando a suar em bica! ;)

    (Pronto, a parte religiosa da coisa já devo ter percebido, só falta explicares-me as regras mais pagãs ;)

    ResponderEliminar
  8. Em particular na segunda foto acho que houve uma melhoria, embora a versão não editada também me agrade.

    Concordo com o A, esta regra deve ser encarada com um auxiliar e não um dogma.

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. FATifer,

    (Foi só para mostrar que percebi a lição... ou que afinal não percebi nada)

    A partir de agora os objectos na frente da lente que se preparem: vão sempre ficar de lado! ;)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  10. muito bom... agora é continuar.

    sim... passei aqui só para dizer que ainda vivo.
    :p

    ResponderEliminar
  11. Moon,

    Obrigada!
    Que bom rever-te!

    "ainda vivo."
    Muito bom! Agora é continuar.

    ;)

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!